quarta-feira, 12 de junho de 2013

Está cansado de ter que pagar taxa de manutenção da sua conta bancária ? Acha um absurdo ter que pagar para guardarem o seu dinheiro ? Sabia que é possível ter uma conta no banco sem ter que pagar nada por isso ? É a chamada conta de serviços essenciais que por decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), os clientes de bancos têm direito a não pagar tarifas se optarem por serviços básicos.  Está previsto na Resolução 3518/2007 do Banco Central.
 Dessa forma todos os bancos são obrigados a oferecer aos seus clientes uma Conta de Serviços Essenciais.
Geralmente os bancos procuram dificultar o acesso à gratuidade de serviços, mas as instituições bancárias estão proibidas de cobrar taxa de manutenção da conta corrente caso você utilize apenas serviços essenciais.

 Eu recomendo que você avalie que tipo de serviços necessita e com que frequência os utiliza para não escolher uma conta inadequada. Pagar por algo que não usa ou ser cobrado pelo excedente pode gerar prejuízo.

 Os serviços essenciais são aqueles referentes à movimentação de depósitos à vista e de poupança. E, na modalidade conta corrente de depósito a vista, há uma lista de serviços gratuitos, que compõem o pacote básico de tarifa, veja os itens oferecidos :

1.Cartão de débito;
2.Dois extratos por mês;
3.Dez folhas de cheque por mês;
4.Quatro saques por mês;
5.Duas transferências de dinheiro entre duas contas correntes da mesma rede bancária por mês;
6.Compensação de cheque;
7.E consultas gratuitas pela internet mediante acesso ao bankline.

 Destaquei estes itens pois acredito que incluindo estes itens básicos e essenciais 99% de nós estaríamos tranquilos em relação aos serviços que utilizamos em nosso banco . Não é mesmo ? É claro que eles vão tentar esconder este serviço gratuito até o final. Afinal, ninguém quer perder venda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário