sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Planeje para a declaração do Imposto de Renda


 Todo mês ao receber seu salário, separe parte do dinheiro para pagar o Imposto de Renda, aplique um percentual da renda que você recebeu na poupança e guarde durante 1 ano para pagar o IR do ano seguinte, durante o período da declaração que geralmente costuma ser do primeiro dia de Março ao último dia de Abril.
 Agindo dessa forma, você não paga nada sobre os rendimentos do valor que foi depositado na poupança e ainda ganha juros compostos (juros que sobre juros) que rendem sobre o valor que foi aplicado, pois a tradicional caderneta de poupança é o único investimento isento de imposto e demais dívidas. Dizer que a poupança rende 0,5% ao mês, isso é rendimento líquido e pronto.
 Não vale a pena adiantar a restituição do Imposto de Renda se você estiver em dia com a Receita Federal e não estiver devendo nada, vale a pena adiantar só se você tiver parcelado o pagamento do Imposto de Renda do ano atual e estiver com dívidas para pagar.
 Aproveite para declarar o Imposto de Renda, pois, declarar IR é uma forma de analisar o que você recebeu e o que você gastou no ano anterior. Em outras palavras, é uma forma de você organizar sua vida financeira para ver se está gastando mais do que ganha e se será necessário cortar custos ou despesas para fugir do endividamento.

 Mas não tente enganar o leão da Receita Federal e deixar de pagar Imposto de Renda não, pois, sonegar imposto é crime e se a fiscalização da Receita Federal descobrir eles te multam e você pode até ser preso por isso. 


 Você deve estar perguntando: mas como será que eles vão descobrir? Não é muito difícil não, pois, a Receita Federal tem várias equipes em todo território nacional só para investigar sonegação de impostos através de tecnologias avançadas e de última geração que vão dês de os tradicionais computadores aos modernos helicópteros e detectores.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário